terça-feira, 27 de março de 2007

ASPEN II

Quando pensamos em Aspen, logo vem neve na cabeça. Mas alem de esquiar, a programação gastronômica dessa cidadezinha americana é incrível, e deixa muita cidade grande para trás.

Aspen tem milhões de opções de restaurantes. Aqui estão algumas dicas só para dar o gostinho. Para o roteiro completo terão que esperar, com água na boca, o livro Viajando em Alto Estilo.

Vamos começar pelos restaurantes italianos. Ainda não tinha ido no L’Hostaria (www.hostaria.com/), um dos mais tradicionais da cidade. Por sinal, essa é uma das características mais interessantes de Aspen. No mundo moderno, tudo muda muito rápido. Não reconhecemos, as vezes, a esquina onde moramos, ainda mais em Miami que novas construções ocorrem a cada segundo. Há 30 anos, sem brincadeira, que vou esquiar toda temporada em Aspen, e sempre tenho a sensação -- confortável -- de que nada mudou. Imagine que em três décadas, só abriu um McDonald’s na cidade, alias em um lugar bem discreto, quase escondido. Adoro mudanças e novidades, mas também é muito legal ter uma certa constância, consistência e estabilidade na vida e arredores. Enfim, chega de filosofar. Amei o restaurante e recomendo de olhos fechados.

Outro que adoro é o Campo de Fiori (www.campodefiori.net). A decoração é simples mas muito transada. O restaurante esta sempre lotado de gente bonita e tudo é bom no menu, de entradas às massas maravilhosas. Da fome só de lembrar!

Um dos restaurantes mais concorridos (também italiano) é o D-19. Apesar da lista de vinhos não ser das mais abrangentes que já vi, o restaurante tem um bela adega, preços acessíveis, e foi recomendado pela famosa revista Wine Advocate. Sugiro que faça reserva com muita antecedência, até antes de chegar na cidade (telefone: 970-925-6019). É considerado um dos melhores restaurantes locais, tanto pelo serviço quanto pela culinária especialíssima. A chef, Dena Marino, esta arrasando! Ainda vamos ouvir falar muito dela.

Foto: Dena

Aspen também tem excelentes restaurantes japoneses. O Takah Sushi (www.takahsushi.com) e Kenichi (www.kenichiaspen.com) são imperdíveis. Adoro o roll de truta defumada, peixe local do Colorado.

Para encerrar esse breve roteiro gastronômico de Aspen, meu favorito na montanha é um bistrô chamado Cloud Nine (cinco estrelas pelo New York Times). Fica em Highlands, no topo da montanha, e só dá para chegar esquiando. Alem da vista deslumbrante, o lugar é extremamente charmoso e a comida maravilhosa! Todo dia, o menu oferece um prato diferente. Todos são especialíssimos. O osso bucco é um dos mais tradicionais e favoritos de muitos. Vale a pena provar a raclette ou fondue de queijo, mas são pratos que precisa reservar com antecedência (970-544-3063). O chef, um Austríaco simpatiquérrimo, faz a gente se sentir completamente em casa.


Foto: Chef do Cloud Nine


Antes de sign-off, deixa dar um dica rápida de consumo. Alem das lojas básicas dos “Rich & Famous” (Prada, Guccci, Bulgari, Dior, e cia), Aspen tem também lojinhas divertidas e muito diferentes. A Boogie’s (www.boogiesaspen.com) é o melhor lugar para comprar jeans e camisetas super transadas. E olha, mesmo que não queira comprar absolutamente nada, vale a pena só para conhecer a loja e visitar o “Dinner” no segundo andar. Parece tirado do filme Grease!

Bom esqui e bon appétit !

Ate a próxima.

segunda-feira, 19 de março de 2007

CIDADE MARAVILHOSA


Acabo de chegar de uma viagem relâmpago ao Brasil. Não sei se por que desta vez fui a trabalho com um americano, o consultor de moda e bijoux Jimmy Moore, a tira-colo, eu vi nosso pais através dos olhos de um gringo, e voltei para Miami encantada, principalmente pelo Rio. Passei apenas um dia lá mas foi tão intenso e maravilhoso que não posso deixar de comentar e parabenizar o “Copa”. O hotel continua no auge de sua gloria, não só hospedando celebridades mas tratando cada um de seus hospedes como se fosse uma celebridade. O check-in foi rápido e eficiente. Em minutos estávamos instalados em quartos lindos com vista para a praia de Copacabana. Almocei e fiz todas as minhas reuniões na piscina, onde a cada instante passava uma pessoa conhecida, como Narcisa Tamborindeguy, Mario Bernardo Garnero e Roberto D’Avila. Isso por que só fiquei algumas horas!


Jantei com Gisella e Ricardo Amaral, que também não posso deixar de mencionar, o casal anfitrião da cidade e tão queridos amigos. Fomos no Pederneiras, recém inaugurado pelo filho deles, Bernardo, e Alexandre Accioly, jovens empresários da noite, que estão seguindo com muita propriedade a liderança da “velha guarda” carioca de mais alto padrão. O menu é assinado por Roberta, que também segue brilhantemente os passos de sua mãe, Laura Pederneiras, famosa e premiada banqueteira do Rio. O estabelecimento fica na praça Nossa Senhora da Paz, onde era o “Gourmet” (sociedade de Ricardo e o grande chef Jose Hugo Celidonio). A comida estava divina e o ambiente classudo mas descontraído. Encontramos lá Regina Casé.

No dia seguinte – antes de pegar o avião -- fui com a Gisella á Sociedade Providência. É uma belíssima entidade com o objetivo de educar crianças de 3 a 11 anos. Fiquei muito comovida! Havia mandado uma doação mas nunca imaginei o impacto! A entidade é hoje presidida por Dom Cipriano Chagas, monge beneditino, uma pessoa muito sensível e maravilhosa. O website deles é www.comunidadeemanuel.org.br. Não deixe de contribuir, seja dinheiro, alimento, brinquedos. É incrível como um pequeno gesto, um carinho, pode mudar o futuro de crianças carentes.

Bom, eu sei que prometi o capitulo II de Aspen, mas não pude deixar de relatar horas tão especiais que passei no meu pais, no paraíso tropical brasileiro. Fiquem ligados que logo teremos as novidades pré-prometidas!

terça-feira, 13 de março de 2007

Aspen

Toda viagem para Aspen é uma aventura! O acesso é difícil e acaba fazendo parte do charme dessa cidade tão especial. Mas desta vez, a ida e a volta não foram fáceis mesmo. Pedro, nosso filho, que vinha de Tallahassee para nos encontrar lá, perdeu a conexão – duas vezes. Na ida, logo que eu soube da situação já estava entrando no vôo. Parecia um filme. Rapidamente, peguei o celular e liguei para Amy, da Aspen Ski Tours, que uso há anos. Mais uma vez ficou claríssimo para mim como é importante personalizar os contatos -- facilita bastante na hora de solucionar problemas. Deixei um recado para ela explicando o ocorrido. Assim que chegamos em Denver, exaustos e preocupados, para pegar a conexão para Aspen no “aviãozinho” da United Airlines, a agencia ligou no meu celular. Só queriam avisar que tudo estava resolvido e o Pedro pegaria o primeiro vôo do dia seguinte. Tomaram o trabalho de me ligar as oito da noite, depois do expediente, para me tranqüilizar pois conseguiram um lugar para meu filho durante alta estação -- quando todos os vôos estão sempre lotados.



Eu estou falando isso, pois parte da proposta de “Viajando em Alto Estilo” é aprender a lidar com imprevistos da melhor maneira possível. O importante da lição aqui não é só chegar com antecedência no aeroporto. Isso todos sabem. O segredo hoje em dia é ter paciência e presença de espírito. Sem isso, o Pedro não teria conseguido lugar em nenhum vôo. Imprevistos em viagens acontecem. Precisa manter a calma e usar de toda criatividade, bom humor e simpatia.

O stress passou, e logo chegamos no Little Nell Hotel (www.thelittlenell.com), meu favorito em Aspen.



Eu recomendo de olhos fechados – fora que adoro os Relais Chateaux. E este é eficientíssimo, começando pelo serviço gratuito e exclusivo de motorista. E não estou falando de limousine tradicional, mas sim de um “chauffeur” particular – por alguns instantes. É só dar o numero do vôo e o hotel manda o carro, uma perua suburban, para o aeroporto. O check-in é extremamente eficiente – rápido e simpático. Em dez minutos já estávamos no bar com meu pai e esposa, Maria Anna, tomando uma taça merecida de um bom vinho. Alias, o bar do Little Nell é perfeito para tomar um drink no “Apres Ski”!

Agora já relaxada e finalmente em clima de ferias, fomos colocar as malas no quarto, por sinal um charme – como eu gosto – grande e confortável, com lareira elétrica, terraço, e uma enorme TV plasma. Se não fosse pelo esqui e tudo que a cidade oferece de maravilhoso, ficaria no quarto numa boa, curtindo um filme na frente da lareira e apreciando a vista branca de neve. Cena de filme, -- e pra gente que mora no paraíso tropical americano, na Florida, só em filme mesmo ou quando viajamos.

Agora, lembre-se que o Little Nell esta sempre lotado por ser um hotel pequeno e muito requisitado. A boa noticia é que a alternativa não fica tão para trás. Minha segunda opção é o St. Regis. Tem um dos melhores spas da cidade. Há muitos anos não fico hospedada lá, mas tenho ótimas recordações e muitos amigos tem desfrutado do hotel e adoram! (www.stregisaspen.com).

Mas vamos sair do quarto! Afinal, viemos para Aspen ESQUIAR!!

Tem quatro montanhas aqui:

1. Aspen Mountain - É conhecida como AJAX pelos locais e a única no meio da cidade. São pistas intermediarias e difíceis.

2. Snowmass – É a maior de todas as montanhas e a favorita para quem vem com a família. Tem casas lindas para alugar na beira dessas pistas, que agradam a todas as idades e gêneros! Este ano foi instalada uma nova gôndola, ou se preferir, bondinho.

3. Buttermilk – São pistas bem fáceis para iniciantes.

4. Highlands – A favorita dos locais, e nunca tem muita gente esquiando por essas pistas, na maioria intermediarias e difíceis.

Esquiamos bastante e nos divertimos muito. Mas na hora do vôo, da para acreditar que nossa volta foi o mesmo stress? A conexão do Pedro atrasou e ele teve que dormir em Orlando.

Nós chegamos ao destino, Miami, exaustos e preocupados como quando partimos. Hoje em dia da para fazer “reality show” em cada viagem. Para nós que viajamos pelo menos duas vezes por mês, já teríamos um seriado ou alguns longa metragem! Mas não desistimos. Viajar é uma das melhores maravilhas do mundo.

Para quem esta indo a Aspen pela primeira vez, eu sugiro que fale com uma agencia de viagens para facilitar o passeio. A www.ski.com é a maior agencia local e tem pacotes ótimos, que incluem vôo (nacional, nos Estados Unidos), hotel, aluguel de esqui e assessórios, entradas e tudo mais que quiser. No Brasil recomendo a Snowtime, uma agencia especializada em viagens de esqui (http://www.snowtime.com.br).

Agora, fiquem ligados que Aspen - capitulo II - vem por ai logo, logo, assim que descansarmos das ferias. Tenho mil e um segredos de restaurantes e algumas comprinhas.



Ate a próxima!