domingo, 7 de outubro de 2007

NOLI


Há dois anos, estávamos indo de carro de Florença para St. Tropez e procurávamos um lugar para almoçar para dar uma quebrada na viagem. (Por sinal, um dica extremamente importante. Como o slogan do American Express, “Don’t leave home without it”, quando viajar de carro na Europa, não saia sem o Guia Michelin.)

Bom, nessa viagem aprendemos na marra que os restaurantes tradicionais Europeus (com a exceção de St. Tropez, onde normalmente almoçamos as 4 da tarde) fecham por volta de 2-2:30, hora que começamos a procurar algum lugar gostoso para parar. Depois de varias tentativas frustradas conseguimos encontrar um restaurante que estava aberto e quando ligamos disse que esperaria por nós. Nunca vimos nada parecido.



A cidade em si é a coisa mais charmosa do mundo. Chama-se Noli e fica na costa do mediterrâneo, quase na fronteira com a Franca, na Ligúria, região da Itália famosa pelo molho de pesto. O restaurante, que também é hotel (tem 11 quartos), chama Residenza Palazzo Vescovile. Imagine que antigamente era um palácio dos bispos da cidade. O lugar é lindo. A cidade está a beira do mar. Você estaciona embaixo e pega um elevador panorâmico que sobe 35 metros para o restaurante. A vista é deslumbrante!

O dono, super simpático, estava esperando por nós na saída do elevador, e como todo bom Italiano, muito orgulhoso do seu restaurante, não nos deixou ver o menu. Escolheu ele mesmo o vinho e degustamos um almoço inesquecível onde em cada prato vinha uma surpresa mais deliciosa ainda!


Provamos duas massas deliciosas, uma ao pesto e outra com frutos do mar. A entrada com camarão e frutos do mar também é divina.



Foi uma experiência inesquecível.

www.vescovado.net tel;/fax: 39 019 74 99 059

Molho Pesto

50g Pignoli
100g Manjericão
Sal e pimenta a gosto
4 colheres de sopa de parmesão ralado (de boa qualidade)
4 dentes de alho picados
200 ml de Azeite de Oliva de boa qualidade

Misturar todos ingredientes no processador menos o azeite. Adicionar o azeite com o processador ligado.

*Dica: Quando cozinhar a pasta guardar 1/3 de xícara da água onde cozinhou para dissolver com o pesto antes de mistura-lo a pasta.

Bom apetite!