terça-feira, 24 de abril de 2007

Bubbles.....


Apertem os cintos que o serviço TGV – trem de alta velocidade europeu – (www.raileurope.com) esta inaugurando em junho uma nova estação no coração da região de Champagne. A viagem de Gare de L’est em Paris para Bezannes vai demorar apenas 40 minutos, metade do tempo que se leva atualmente.

Fiz essa viagem diversas vezes com o Marcos, meu marido. Todos os amigos que levamos simplesmente amaram! Fomos algumas vezes de carro e chegamos a conclusão que não vale a pena. Todo mundo viaja nos fins de semana, e o transito para entrar de volta em Paris é horrível. Com isso, passamos a fazer o percurso de trem, e adoramos. É uma viagem muito agradável. Se o trem normal já era maravilhoso, imagine agora no TGV!



Aproveitando a deixa, para mim a melhor gastronomia de Reims, sem sombra de duvida, é do hotel e restaurante Les Crayeres (www.lescrayeres.com). Os preços são caros, mas os pratos valem cada centavo.

Eu gosto de pedir o menu “degustation,” que vem com uma garrafa de champagne excelente e meia de Bordeaux por casal para harmonizar o paladar. Para se ter uma idéia do requinte, na hora em que o cliente senta-se à mesa, a cozinha começa a preparar os “petit fours” que serão servidos com o café, no fim da refeição, especialmente para aquele grupo. Não me aconteceu ainda de ficar hospedada no hotel, mas uma vez fui conhecer os quartos e são maravilhosos!

A nova estação vai ficar no sul de Reims, próximo da Catedral Notre-Dame, onde 25 reis foram coroados. O tour da Catedral e do centro dessa cidade histórica é imperdível, assim como os passeios nas caves de champagne, onde é narrada toda a historia dessa bebida dos deuses, até como foi inventada pelo monge beneditino, Dom Perignon, por acidente – ou por inspiração divina -- no inicio do século 18.
As grandes casas como Mumm, Piper-Heidsieck, Taittinger, Veuve Clicquot e Moët & Chandon, entre outras centenas, fazem tours guiados às caves com direito a degustação. O melhor que já fui é o da Pommery.

É importante fazer reserva com muita antecedência tanto para o Les Crayeres quanto para o tour das caves – que, por sinal, pode ser solicitado em Francês ou Inglês.

Nenhum comentário: