sexta-feira, 24 de julho de 2009

St. Tropez – Cada vez melhor!


Quem diz que St. Tropez já era não sabe o que está falando! St. Tropez é o playground do Sul da Franca, onde se reúne a maior concentração de riqueza, gente famosa e bonita por metro quadrado durante o verão. Sou freqüentadora assídua dessa magia há mais de 20 anos, e cada vez que chego encontro novas pessoas e lugares ainda mais descolados.


A praia de Pampelone em Ramatuelle, a 15 minutos do centro, é um “must” durante o dia. O aluguel das matelas, que são os colchões na areia, vai de 20 a 40 euros dependendo do Beach Club. Os mais requisitados são o Club 55, Voile Rouge e Palmiers. Já o Tahiti e o Nioulargo são também muito legais mas menos conhecidos pelos brasileiros. Vale a pena checar. O Nikki Beach é aonde rola a agitação.

Adoro todos, cada um com sua personalidade. Desculpe se repito alguns de anos anteriores, mas é que continuam na minha lista de favoritos.

Club 55 - É sem sombra de duvida o mais famoso de todos. Tudo começou em 1953 quando os pais de Patrice de Colmont, hoje dono do estabelecimento, compraram uma propriedade na praia de Pampelone para receber viajantes com um prato de comida. Imagine a responsabilidade. Os primeiros a experimentar dessa culinária maravilhosa foram príncipes da Bélgica. Colmont conta que eles comeram muito bem e lavaram os próprios pratos. Em 1955, começaram a chegar os artistas. Roger Vadim e Brigitte Bardot estavam filmando lá “E Deus criou a mulher”. Perguntaram se a mãe de Patrice poderia cozinhar durante as filmagens para toda equipe (80 pessoas). E ai, como dizem os americanos, “the rest is history”. Assim surgiu o Club 55, um dos restaurantes mais disputados da “Cote D’Azur”.

O ambiente é muito acolhedor e agradável, e a comida provençal é divina -- simples e maravilhosa. Recomendo pedir varias entradinhas para dividir. Sugiro mariscos, alcachofra, torta de cebolas e “panier de crudites”.

De prato principal, os peixes e os camarões são fresquíssimos, e até o hambúrguer é delicioso e diferente -- à cavalo, com ovo estalado em cima. Minha sobremesa favorita é “glace vanille” (sorvete de creme) ou a famosa Tarte Tropezienne, ambos acomapanhados de “fraises de bois”, uns mini moranguinhos do bosque, super saborosos. Verão é justamente a estação deles. O Club 55 é sem duvida o Beach Club mais frequentado pelas celebridades.

Voile Rouge - O fundador Paul Tomaselli, que dizem foi o inventor do topless, já faleceu, mas sua reputação é eterna graças a Alexandre, um brasileiro mais conhecido por “Gate”. Ele preserva a alma do local, sempre mudando a decoração com muita originalidade.


De fato, o Voile Rouge é considerado um dos “beach clubs” mais animados da praia de Pampelone. Os cenários mudam de acordo com a ocasião. São imperdíveis. Uma das vezes que almoçamos lá ele transformou o local em um Cabaret com direito até a dançarinas de can can, foi um espetaculo! Ainda bem que todos vão de traje de banho pois depois do almoço sempre rola guerra de champagne!


Palmiers – Abriu faz poucos anos mas já é um dos favoritos dos habituées de St Tropez.. A comida la é deliciosa. Entre os meus pratos favoritos esta o “tuna tataki” e o linguine com gamberonis. Recomendo procurar pelo Jeronimo para pegar as cadeiras de praia. Ele é francês mas passou muito tempo na Bahia e fala português perfeitamente. Muitas vezes encontramos a Ivana Trump!



Tahiti – Tem uma decoração bem divertida com enormes totens do Tahiti que foram parar lá ha muitos anos por causa de um filmagem com Marlon Brando. É freqüentado por famílias de locais e pelos donos das vilas e yatchs que não gostam de chamar atenção. Muitos consideram a melhor comida da praia. O rabo de lagosta grelhado e o purê de batatas com trufas são imperdíveis, e os peixes frescos também são sempre maravilhosos. O Loup de mer e o Daurade são os melhores. O maitre, Jean Robert, e Patrick, o proprietário que aprendeu a falar português quando trabalhou como piloto, fazem de tudo para que os clientes tenham uma experiência inesquecível.

Nioulargo & Kai Largo - Outro estilo, mais calmo e bem família. A clientela é chic e sofisticada. Tem três ambientes -- um bar no meio, um restaurante francês, e um Thai, que é o favorito dos locais. A praia deles é a minha favorita!

Nikki Beach - É animadíssimo, a musica é ótima, e realmente o Nikki se tornou um point para quem quer festa, alem de ser o point das celebridades -- de Bruce Willis e P. Diddy ao Príncipe Albert de Mônaco. Tem um menu Mediterrâneo, mas é famoso por servir o melhor sushi da praia. La também rola muita guerra de champagne, alem das pessoas adorarem empurrar uma as outras na piscina, recomendo tomar cuidado!


DICA: Não deixe de pedir uma bela garrafa de vinho da região com o almoço. Nosso favorito é o Domaine Ott, excelente tanto em branco como rose.

Le Club 55
Plage de Pampelone
Boulevard Patch
Tel: 33 04 94 55 55 55
www.club55.fr

La Voile Rouge
Moorea Beach
Tel: 33 04 94 79 84 34

Les Palmiers
Plage de Pampelone
Route de l’Epi
Tel: 33 04 94 79 82 70

Tahiti
Plage de Tahiti
Tel: 33 04 94 97 18 02

Nioulargo & Kai Largo
Plage de Pampelone
Boulevard Patch
Tel: 33 04 94 12 63 12
www.nioulargo.fr
www.kailargo.fr

Nikki Beach
Plage de Pampelone
Route de l’Epi
Tel: 33 04 94 79 82 04
www.nikkibeach.com/sttropez

Para mais dicas e fotos, visite minha página no Bloglog da Globo e a coluna Cris Mundo Afora, no Cesar Giobbi.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu concordo!!!St Stropez é demais!!! la plage du Cabane Bambou em Pampelone é um espetaculo!! e claro que no inverno é no 1850 em courchevel!!!! valeu galera!!! et vivre la vie!!!! bisous!!! DO TICO!!!